Professores

PROFESSORES
Conheça um pouco do nosso corpo docente. Nenhum de nossos professores está aqui por acaso. São todos “tabladianos” de carteirinha, fiéis ao espírito intrépido e amoroso de Maria Clara Machado e orgulhosos de levarem adiante o importante legado do Tablado. Viva eles!

Andreia Fernandes

É autora, dramaturga, e professora de teatro no Tablado desde 1983. Trabalhou com Maria Clara Machado e Carlos Wilson (Damião), José Lavigne, Augusto Boal, Grupo Tapa, Luiz Carlos Tourinho, Fabianna Mello Souza entre outros. Como autora, ganhou o primeiro lugar no Concurso Saraiva 100 Anos, em 2014, com o romance “Olhos de cobra” e foi indicada para o Prêmio Mambembe, pelo espetáculo “Ribnide - Uma história de circo”. Recebeu o prêmio RIOARTE, com o musical “Ismael Silva – Uma História de Samba”. “A Borboleta Azul” ganhou o 1º lugar no Concurso de Contos de Araçatuba e “Lonjuras”, o 2º lugar no Concurso de Contos Machado de Assis. A peça “Paz sem rosto” de sua autoria e direção, recebeu o prêmio de melhor espetáculo do Festival “Kids on Stage” em Dresden, Alemanha, 2016.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Aracy Mourthé

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos | 11-13 anos

Cacá Mourthé

Diretora artística d’O Tablado e diretora do curso de improvisação d’O Tablado, ganhadora de vários prêmios, entre eles Mambembe e Coca-Cola, tem como seus mais recentes trabalhos em direção: “A Menina e o Vento” e “A Viagem de Clarinha” (2012), “A Bruxinha que era Boa”, “Os Saltimbancos” e “Pluft, o Fantasminha” (2014). Em 2015, escreveu o roteiro do filme “Pluft” com José Lavigne e Rosane Svartman (ainda em processo de filmagem). Em 2016, dirigiu a peça “TãoTão”, que teve 12 indicações ao 3º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, sendo uma delas de melhor direção. Em 2017, expandiu O’ Tablado para a Cidade das Artes, na Barra.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Dani Ocampo

Daniela Ocampo é atriz, diretora, autora e professora. Na Rede Globo, escreveu programas como "Os Caras de Pau", "Esquenta" e atualmente escreve o “Tá no Ar: A tv na tv”. No teatro, é autora do espetáculo "Selfie", é autora e diretora dos espetáculos “Lente de Aumento”, “Mini Manual de Qualidade de vida”, “Edu Sterblitch não tem um talk show”, entre outros. É co-diretora do espetáculo Z.É. Zenas Emprovisadas, vencedor do Prêmio Shell. No Teatro Tablado trabalhou como atriz em variados espetáculos tendo lá sua verdadeira escola e formação. Foi professora assistente de Cacá Mourthé, Aracy Mourthé, Bernardo Jablonski e Lionel Fischer. Em 2006, ao lado de Fernando Caruso, criou o Workshop Teoria da Comédia e Prática da Improvisação, com quem dá aula no Tablado desde 2012 seguindo a mesma metodologia.

CURRÍCULO

Ernesto Piccolo

Aluno do Tablado desde os 12 anos, atuou em 48 peças de teatro, entre elas “Capitães da Areia”, direção de Damião, “As Desgraças de uma Criança”, direção de Luís Antônio Martinez Correia, “O Que o Mordomo Viu”, direção de Flávio Rangel, “Enfim, Sós”, direção de Zé Renato, "A Leve" e "Desejos, Bazófias e Quedas" de Hamilton Vaz Pereira. Dirigiu e atuou na peça “A História de Nós Dois”. Como diretor assinou as peças: “A Guerrinha de Troia”, “Funk Se” , “Diferente Igual a Gente”, “Mais Uma Vez Amor”, “Divã”, “Doidas e Santas”, “O Ovo de Novo- Galinha Pintadinha”, “Andança - Beth Carvalho, o Musical”, entre outras. Em TV, fez as novelas “Jogo da Vida”, “Eu Prometo” e “Alma Gemea”, na Globo e “Kananga do Japão” e “Pantanal”, na Rede Manchete. No cinema: “Como Ser Solteiro”, “Patriamada”, “Gatão de Meia Idade.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Fernando Caruso

Entrou no Tablado como aluno aos 12 anos e nunca mais saiu. Sendo essa sua única formação teatral, de lá seguiu para fazer várias participações em programas da TV Globo, criou diversos programas próprios no Multishow e atualmente trabalha no novo Zorra, ao lado de vários de seus antigos colegas de palco. Em 2005, ganhou o prêmio Shell pelo seu espetáculo de improvisação Z.É. – Zenas Emprovisadas, e em 2006 criou o workshop Teoria da Comédia e Prática da Improvisação junto com Daniela Ocampo, com quem dá aulas no Tablado desde 2012, seguindo a mesma metodologia.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Fernando Melvin

Ator, Diretor e Professor, graduou-se em artes dramáticas pela UniverCidade, em 2001 e atualmente está cursando a CAL para se formar bacharel em teatro. Entrou como aluno n’O Tablado em 1991. Começou seus estudos de direção com Alexandre Mello, Cacá Mourthé e Ricardo Kosovski. É professor d'O Tablado desde 2012 e professor assistente desde 2004. No Grupo Nós Morro deu aula por 6 anos (2008-2013). Entre as montagens mais recentes como diretor estão: “Não tô entendendo nada”, de 2016/2017 (três indicações no FITA: Melhor espetáculo, texto e elenco revelação), “5 contra nem 1”, de 2015/2016 e “Clube da Cena”, de 2010 e 2014.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Hamilton Vaz Pereira

Criou e dirigiu o grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone. Participou da criação do Circo Voador. Escreveu e dirigiu “Ataliba, a Gata Safira”, “Nardja Zulpério”, “5 X Comédia”, “Colapso” e “Uma Noite Dessas”. Dirigiu “Gianni Schicci”, de Puccini e “Carmem”, de Bizet. Compõs canções para Lulu Santos, Zé Renato e Evandro Mesquita. Atuou em “Cinema Falado”, de Caetano Veloso, “São Jerônimo”, de Júlio Bressane, “O Roubo da Taça”, de Caíto Ortiz; e na série de tv “Magnífica 70”, de Claudio Torres. Publicou a coleção “O Cão Comendo Mariola” com sua dramaturgia reunida. Concebeu e dirigiu a série de tv “Asdrubal Trouxe o Trombone”.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Isabella Secchin

Isabella Secchin é atriz e diretora de teatro, cinema e TV. É professora d’O Tablado desde 1990. Na sua formação, estudou com os mestres: Maria Luiza Prates, Louise Cardoso, Amir Haddad, José Celso Martinez, Juliana Carneiro da Cunha, Joaquim Pedro de Andrade, Paulo José, Juan Carlos Corazza e Suzana Stella. Atuou em diversos espetáculos infantis e adultos. Foi integrante do grupo Diz-Ritmia, sob a direção de Louise Cardoso. Tornou-se diretora com a formação do grupo Beijo na Boca, dirigindo a peça In Certos Casos, coletânea de textos de João Brandão, Mauro Rasi, Vicente Pereira, Wilson Sayão, Luis Carlos Góes e Luis Fernado Veríssimo. No cinema atuou em filmes como, O Homem do Pau Brasil, de Joaquim Pedro de Andrade; Das Tripas Coração, de Ana Carolina; Rock Estrela, de Lael Rodrigues. Na TV Globo, dirigiu as novelas Pé na Jaca e A Favorita, Malhação e Casseta & Planeta. Atualmente é Instrutora de Dramaturgia da TV Globo, onde prepara os atores de telenovelas.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

João Brandão

Professor, autor, diretor e ator. Professor do Tablado há 30 anos. Autor da Rede Globo. Foi aluno de Maria Clara Machado, José Celso Martinez Correa, Amir Haddad, Louise Cardoso, entre outros. Participou da oficina do diretor Sanches Sinesterra, do clown Paul Vachon (Cirque du Soleil) e do diretor Philippe Gaulier. Fez aula de dança com Graciela Figueroa e Debora Colker. Dirigiu e atuou na Intrépida Trupe. Diretor Cênico do grupo vocal Garganta Profunda, ao lado de Pedro Paulo Rangel; Diretor de Diálogos e autor da série Confissões de Adolescente, de Daniel Filho; entre outros trabalhos. Colaborou escrevendo as novelas, Novo Mundo, Cheias de Charme, Saramandaia, Babilônia, entre outras.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

João Sant'Anna

João Sant’Anna foi aluno do Tablado por 10 anos. Exerceu a função de professor assistente de João Brandão e de Aracy Mourthé. Em Barcelona, estudou na Moveo e com o palhaço Jango Edwards. Foi assistente de direção das peças “A Menina e o Vento” e “A Bruxinha que era Boa”. Como ator fez as peças “Tãotão”, “O Cavalinho Azul”, “A Bruxinha que era Boa”, “Pluft, o Fantasminha” e “Eu e os Meninos”, peça que escreveu e que recebeu menção honrosa no festival do CCBB. Atuou na novela “Duas Caras” e no seriado “Cilada”.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos | 11-13 anos

Johayne Hildefonso

Johayne Hildefonso iniciou seus estudos no Tablado, porém, ele atribui a sua formação, também, os anos em que trabalhou como diretor de movimento com Antônio Abujamra e o Grupo de Teatro Nós do Morro. Considera como seus principais trabalhos: “Abalou, Um Musical Funk”, “Auto da Compadecida”, “O Casamento”, “Favelization, na Inglaterra”, e a oficina O Movimento da Palavra, na Índia.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Julia Stockler

Formada em Cinema pela PUC-Rio e Pós -Graduada em Arte e Filosofia também pela PUC- Rio, Julia Stockler é atriz, autora e diretora. Cria da escola “O Tablado”, recebeu prêmios de melhor atriz por "Sobe Sofia", de André Mielnik, “Gaydar” de Felipe Cabral, pelas cenas “Cacilda” e “Borboletas” no FESTU- Rio, e por “TãoTão” no prêmio ZilkaSalaberry de Teatro Infantil. Como autora escreveu os espetáculos adultos “O que acontece quando a coisa acaba” em parceria com Claudia Sardinha e “Boa Noite, Professor” em parceria com Lionel Fischer. Seus mais recentes trabalhos são “Casarão ao Vento” de Marco André Nunes, “Parei de ser Fôlego” de Emanuel Aragão, “Patrícia Piolho”, de Morena Cattoni e “Branca” de Ivan Sugahara.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Lincoln Vargas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Lionel Fischer

Ator, autor e diretor, exerce a função de crítico teatral há 28 anos, tendo passado pelas revistas Visão e Manchete, e pelos jornais O Globo, Última Hora e Tribuna da Imprensa – atualmente publica suas críticas no jornal Folha Zona Sul e no blog www.lionel-fischer.blogspot.com. Atuou como jurado dos prêmios Shell, Mambembe, Molière e Governador do Estado, sendo atualmente jurado dos prêmios APTR e Cesgranrio. É editor da revista Cadernos de Teatro, criou o jornal Boca de Cena (Sindicato dos Artistas), é professor de Improvisação no Tablado, participa das bancas finais de avaliação na CAL, e é autor do livro “O teatro por dentro ou Por dentro do teatro”, em parceria com Bernardo Jablonski.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Luiz Octavio Moraes

Começou a estudar teatro aos 11 anos no Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro em 1972, com a mestra Maria Clara Machado. A partir de 1979, iniciou carreira como ator, formando a partir daí o grupo disritmia sob a direção de Louise Cardoso. Muita criação coletiva e depois textos de Tchekov, Tennesse Williams, Garcia lorca, marinetti, khlebnikov. participou de musicais “o theatro musical brazileiro” , ‘noel rosa”. experiencia como dançarino em espetáculos de dança com graciela figueroa. depois cinema em temporada européia. de volta ao brasil, muitas participações em tv, novelas, mini-séries. fala inglês, francês, espanhol.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Marco André Nunes

Diretor de Teatro , iniciou sua carreira em 2004 com o espetáculo “O Despertar da Primavera” de Frank Wedekind . Fundou em 2005 Aquela Cia de Teatro onde desenvolve, ao lado de outros artistas, uma linguagem cênica própria. Em 2016 recebeu, como melhor diretor, os prêmios Shell, APTR, Cesgranrio e Questão de Crítica. Das suas encenações mais recentes destacam-se: “Outside : um musical noir”(2011, 2 indicações ao Prêmio Shell , 5 ao APTR e 3 ao Questão de Crítica), “Cara de Cavalo” (2012, uma indicação ao Prêmio Shell e 4 ao Prêmio Questão de Crítica) , “A Porta da Frente”(2013 , indicações ao Prêmio Shell e Cesgranrio) de Júlia Spadachini e “Edypop” (2014 , 3 indicações ao Prêmio Questão de Crítica e 2 ao Prêmio Cesgranrio), “Laio e Crísipo” e “Caranguejo Overdrive”(4 indicações ao Prêmio Shell, 6 ao Prêmio APTR , 4 ao Prêmio Cesgranrio e 5 ao Prêmio Questão de Crítica). Em 2016 dirigiu “Laundromatic” para a segunda edição do Microteatro e “Mar de Ressaca”, um espetáculo de dança da Cia Impele. Em 2017, estreou “Guanabara Canibal” no CCBB/RJ.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Patrícia Nunes (Tita)

Professora de teatro e figurinista. Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 1983), com pós graduação em Educação Infantil pela PUC e especialização como figurinista pelo Centro Sperimentale di Cinematografia (Cine Citta – Roma /1988). Filha de fundadores d’O Tablado, já nasceu e cresceu imersa no teatro e desde muito jovem participa como atriz das aulas e espetáculos d’O Tablado. Além disso, abre o atelier “Maison Lavoisier – onde tudo se transforma”, junto com outros figurinistas, iniciando diversos trabalhos ligados a esse ofício, no cinema, em shows, em publicidade, na moda, sendo também, indicada a diversos prêmios na área teatral. Hoje, além de dar aulas n’O Tablado, também é professora de teatro do Tabladinho e da Escola Parque e paralelamente, continua atuando como figurinista junto a grupos teatrais da cidade do Rio de Janeiro, como “Nós do Morro”, “Tá na Rua”, entre outros.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos

Pedro Kosovski

Dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas. É mestre em Psicologia Clínica, na PUC-RIO. Em 2005, funda com o diretor Marco André Nunes a Aquela Cia. de Teatro, núcleo de criação e pesquisa teatral. Seus trabalhos mais recentes são: “Outside” (2011), indicado ao Prêmio Questão de Critica, na categoria Dramaturgia e Prêmio APTR, na categoria Melhor Texto. “Cara de Cavalo” (2012), vencedor do Prêmio Questão de Critica e indicado ao Prêmio Shell 2012, na categoria Melhor Texto. “Edypop” (2014), vencedor do Prêmio Questão de Crítica, na categoria Dramaturgia, e “Cosmocartas- Correspondências de Hélio Oiticica e Lygia Clark” (2014). No ano de 2015, estreia “Laio & Crísipo” e “Caranguejo Overdrive”, pelo qual foi vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR. Foi indicado ao Prêmio Shell 2016 pelo texto da peça “Fatal”, com direção de Guilherme Leme e ganhou o Prêmio CBTIJ de melhor texto com a peça infantil “Tãotão”, direção de Cacá Mourthé. Em 2017, estreou “Guanabara Canibal” com Aquela Cia. o libreto da ópera “Aquilo que mais eu temia desabou sobre minha cabeça”, com direção de Sjaron Minailo apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e assinou texto e direção de “Tripas”, com Ricardo Kosovski.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Renata Amaral

É diretora, escritora e professora de teatro. Administrou o teatro O Tablado de 2010 à 2014, onde também é professora assistente das professoras Bia Junqueira e Viviana Rocha. É professora no Colégio Ressurreição e Midrash. Seus trabalhos mais recentes como diretora foram "O Bravo Soldado Schweik", de J. Hasek; "Bastava Dizer Eu te Amo" (websérie). Como autora, assinou recentemente o texto da peça "Solilóquio, um amor sem palavras"; e é roteirista da série "A Vila" - no Multishow. Seu último trabalho como atriz foi Pluft, o Fantasminha, dirigido por Cacá Mourthé.

CURRÍCULO

Renata Tobelém

Iniciou sua formação n’O Tablado em 1991. Foi lá também que começou a trabalhar como professora assistente em aulas e por anos fez assistência de Caca Mourthé nos espetáculos de temporada do Tablado. Seguiu a sua formação com o diretor Daniel Herz, no teatro Laura Alvim em seu curso de treinamento para Atores. Fez workshop de aperfeiçoamento com Hamilton Vaz Pereira, Ana kfoury, Amir Hadad, Cláudio Torres Gonzaga, André Paes Leme, Moacir Chaves, Vitor Lemos, Domingos Oliveira, Paulo de Moraes, e residência na Cia dos atores. Com mais de 20 peças em seu currículo, foi dirigida por nomes como Domingos Oliveira, Guida Viana, Cacá Mourthé, Daniel Herz e Bernardo Jablonski. Em 2006 Ganhou dois prêmios de melhor atriz com a cena " FIAT 147". Na Televisão, Renata fez programas de humor, novelas e atualmente está no elenco do ZORRA na TV Globo.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Ricardo Kosovski

Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. Prof. Associado IV da Escola de Teatro da UNIRIO. É ator e diretor teatral. Trabalhos recentes como ator em teatro:“Cara de Cavalo” de Pedro Kosovski (2012/13) “Doppleganger” de Domingos Oliveira ( 2014/15) , “Boa Noite Professor” de Lionel Fischer e Julia Stockler (2016) e “Tripas” de Pedro Kosovski ( 2017) . Em cinema : “Zuzu Angel” de Sergio Resende (2006) “Todo Mundo tem Problemas Sexuais” de Domingos Oliveira (2010) “Primeiro Dia de um Ano qualquer” de Domingos Oliveira (2012), “Infância” de Domingos Oliveira (2015).

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos | Acima de 18 anos

Sonia Dumont

Bacharel em canto, começou seus estudos de canto com a professora Lydia Podorolski e em seguida com a professora Carol MacDavit. Estudou técnica vocal com o professor Frans Huits, no Conservatório de Rotterdam e aperfeiçoamento em música barroca com os professores Monique Zanetti e Bernard Delletré. Estudou teatro no Tablado e fez oficinas de teatro com Amir Haddad e com Bridget Pannet. Fez oficina de teatro com Juliana carneiro da Cunha. Estudou técnica de Alexander com Valéria Campos. Atuou em várias montagens de peças teatrais e óperas. Entre elas destacam-se Matogrosso, de Philip Glass, dirigida por Gerald Thomas, Orfeu, de Monteverdi; Bodas de Figaro, de Mozart; Cavalinho Azul, de Tim Rescala; Dido e Eneas, de Purcell e La Púrpura de la Rosa , de Tomás de Torrejón.

CURRÍCULO

Sura Berditchevsky

Atriz, diretora, produtora, autora de peças teatrais e professora de teatro. Estudou Comunicação Social na UFF e iniciou seus estudos de Teatro com Maria Clara Machado em 1971. Desde os 19 anos leciona Técnicas de Improvisação e Jogos Dramáticos em inúmeras escolas do RJ e no país, integrando o primeiro grupo de professores do Teatro Tablado e interpretando inúmeras peças de Maria Clara Machado e do repertório clássico das montagens do Teatro tablado. Atriz de Cinema, Teatro, Televisão atuando em Novelas, Casos especiais, Seriados. Dirigiu, escreveu e produziu vários espetáculos e de grandes produções para crianças e adolescentes. Premiada em várias categorias - atriz, diretora, produtora,cenógrafa, autora teatral, escritora de livros para crianças. Prêmios : Molière, Sated, Mambembe, Coca Cola de Teatro Infantil, Coca Cola de Teatro Jovem, Monteiro Lobato e Fita.

CURRÍCULO

Susanna Kruger

Atriz, diretora e produtora. Desde 1988 realiza um trabalho de formação de atores através de seus cursos livres na Casa de Cultura Laura Alvim, além de outros ministrados no CCBB, Teatro Miguel Falabella, SESC - RJ e SP, Escola de Atores Wolf Maya, Teatro OTablado e no Baukurs Cultural - onde também coordenou uma reciclagem voltada para professores de teatro. Entre Prêmios e indicações destacam-se: Prêmio MINC Troféu Mambembe e Kikito - melhor atriz, Prêmio Coca-Cola de Teatro - melhor direção e melhor produção. Com CASA DE LAURA foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro - melhor atriz.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Viviana Rocha

Formada na UNIRIO como Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro, Viviana atualmente é professora de teatro no Teatro O Tablado, na Escola Parque (Barra), no Espaço Move, dentre outras escolas. Já tendo dado aula em instituições como Colégio Carolina Patrício, Escola SATED-RJ, Nós do Morro, Centro de Arte Grimberg, entre outros. Trabalha como atriz há mais de 18 anos, tendo participado de mais de 20 espetáculos, sendo o mais recente “Bisa Bia, Bisa Bel” de Ana Maria Machado, adaptação e direção de Joana Lebreiro, vencedor de sete prêmios, incluindo melhor espetáculo do ano nas duas principais premiações, além de melhor elenco pelo prêmio CBTIJ, com várias temporadas desde sua estréia.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Zé Helou

Formado em Artes Dramáticas e terminando Licenciatura em Teatro, Zé Helou é ator, diretor e professor. Entrou no Teatro O Tablado em 1994, onde trabalha desde 2002. É professor de teatro também no Colégio Sagrado Coração de Maria e no Studio Valor Arte. É jurado dos prêmios Zilka Sallaberry e Botequim cultural. Seus espetáculos mais recentes, como diretor, foram "A árvore que fugiu do quintal" e "Solilóquio, um amor sem palavras"

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos | 8-10 anos

Quer receber notícias do Teatro Tablado?
Informações sobre cursos, estreias e outros?
Coloque seu email no campo ao lado.

TEATRO TABLADO
Av. Lineu de Paula Machado, 795
CEP 22460-000 - Lagoa
Rio de Janeiro - RJ Brasil

www.otablado.com.br
55 21 2294-7847
secretaria@otablado.com.br