Professores

PROFESSORES
Conheça um pouco do nosso corpo docente. Nenhum de nossos professores está aqui por acaso. São todos “tabladianos” de carteirinha, fiéis ao espírito intrépido e amoroso de Maria Clara Machado e orgulhosos de levarem adiante o importante legado do Tablado. Viva eles!

Cacá Mourthé (turma presencial)

Professora de teatro há 45 anos, e atualmente é Diretora artística d’O Tablado e diretora do curso de improvisação d’O Tablado, ganhadora de vários prêmios, entre eles Mambembe e Coca-Cola, tem como seus mais recentes trabalhos em direção: “A Menina e o Vento” e “A Viagem de Clarinha” (2012), “A Bruxinha que era Boa”, “Os Saltimbancos” e “Pluft, o Fantasminha” (2014). Em 2015, escreveu o roteiro do filme “Pluft, o Fantasminha” com José Lavigne e Rosane Svartman, que teve sua estreia em 2022. Em 2016, dirigiu a peça “TãoTão”, que teve 12 indicações ao 3º Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, sendo uma delas de melhor direção. Em 2019, assinou a direção do espetáculo “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” e em 2022, “O Cálice Sagrado”.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos | 11-13 anos

Cristina Bethencourt (turma presencial)

Mestre em direção teatral (formada pela Uni-Rio), Cristina Bethencourt dirigiu espetáculos adultos, infantis e infanto-juvenis. Dentre eles destacam-se o musical infanto-juvenil “Doidas Folias” que participou da Bienal de Teatro Jovem em Lyon na França e "Memórias da Barriga" que escreveu e dirigiu em parceria com Maria Mariana. Para o público adulto dirigiu entre outros, o espetáculo "Circuncisão em Nova York" de João Bethencourt, em parceria com Ricardo Kosovski e com Domingos Oliveira dirigiu um elenco de vinte jovens atores na peça "Os Melhores Anos de Nossas Vidas". É preparadora de elenco de crianças e adultos na TV Globo há 14 anos, o mais recente trabalho foi a novela "Nos Tempos do Imperador". No cinema fez mais de dez longas-metragens preparando elenco infantil e jovem

CURRÍCULOTurmas: 8-10 anos

Ernesto Piccolo

Aluno do Tablado desde os 12 anos, atuou em 48 peças de teatro, entre elas “Capitães da Areia”, direção de Damião, “As Desgraças de uma Criança”, direção de Luís Antônio Martinez Correia, “O Que o Mordomo Viu”, direção de Flávio Rangel, “Enfim, Sós”, direção de Zé Renato, "A Leve" e "Desejos, Bazófias e Quedas" de Hamilton Vaz Pereira. Dirigiu e atuou na peça “A História de Nós Dois”. Como diretor assinou as peças: “A Guerrinha de Troia”, “Funk Se” , “Diferente Igual a Gente”, “Mais Uma Vez Amor”, “Divã”, “Doidas e Santas”, “O Ovo de Novo- Galinha Pintadinha”, “Andança - Beth Carvalho, o Musical”, entre outras. Em TV, fez as novelas “Jogo da Vida”, “Eu Prometo” e “Alma Gemea”, na Globo e “Kananga do Japão” e “Pantanal”, na Rede Manchete. No cinema: “Como Ser Solteiro”, “Patriamada”, “Gatão de Meia Idade.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Fernando Caruso (turma presencial)

Entrou no Tablado como aluno aos 12 anos e nunca mais saiu. Sendo essa sua única formação teatral, de lá seguiu para fazer várias participações em programas da TV Globo, criou diversos programas próprios no Multishow e atualmente trabalha no novo Zorra, ao lado de vários de seus antigos colegas de palco. Em 2005, ganhou o prêmio Shell pelo seu espetáculo de improvisação Z.É. – Zenas Emprovisadas, e em 2006 criou o workshop Teoria da Comédia e Prática da Improvisação junto com Daniela Ocampo, com quem dá aulas no Tablado desde 2012, seguindo a mesma metodologia.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Fernando Melvin (turma presencial)

Ator, Diretor e Professor, graduou-se em artes dramáticas pela UniverCidade, em 2001 e é bacharel em teatro pela CAL. Entrou como aluno n’O Tablado em 1991. Começou seus estudos de direção com Alexandre Mello, Cacá Mourthé e Ricardo Kosovski. É professor d'O Tablado desde 2012 e professor assistente desde 2004. No Grupo Nós Morro deu aula por 6 anos (2008-2013). Entre as montagens mais recentes como diretor estão: “Não tô entendendo nada”, de 2016/2017 (três indicações no FITA: Melhor espetáculo, texto e elenco revelação), “5 contra nem 1”, de 2015/2016 e “Clube da Cena”, de 2010 e 2014.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Hamilton Vaz Pereira (turma presencial)

Criou e dirigiu o grupo teatral Asdrubal Trouxe o Trombone. Participou da criação do Circo Voador. Escreveu e dirigiu “Ataliba, a Gata Safira”, “Nardja Zulpério”, “5 X Comédia”, “Colapso” e “Uma Noite Dessas”. Dirigiu “Gianni Schicci”, de Puccini e “Carmem”, de Bizet. Compõs canções para Lulu Santos, Zé Renato e Evandro Mesquita. Atuou em “Cinema Falado”, de Caetano Veloso, “São Jerônimo”, de Júlio Bressane, “O Roubo da Taça”, de Caíto Ortiz; e na série de tv “Magnífica 70”, de Claudio Torres. Publicou a coleção “O Cão Comendo Mariola” com sua dramaturgia reunida. Concebeu e dirigiu a série de tv “Asdrubal Trouxe o Trombone”.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Isabella Secchin

Isabella Secchin é atriz e diretora de teatro, cinema e TV. É professora d’O Tablado desde 1990. Na sua formação, estudou com os mestres: Maria Luiza Prates, Louise Cardoso, Amir Haddad, José Celso Martinez, Juliana Carneiro da Cunha, Joaquim Pedro de Andrade, Paulo José, Juan Carlos Corazza e Suzana Stella. Atuou em diversos espetáculos infantis e adultos. Foi integrante do grupo Diz-Ritmia, sob a direção de Louise Cardoso. Tornou-se diretora com a formação do grupo Beijo na Boca, dirigindo a peça In Certos Casos, coletânea de textos de João Brandão, Mauro Rasi, Vicente Pereira, Wilson Sayão, Luis Carlos Góes e Luis Fernado Veríssimo. No cinema atuou em filmes como, O Homem do Pau Brasil, de Joaquim Pedro de Andrade; Das Tripas Coração, de Ana Carolina; Rock Estrela, de Lael Rodrigues. Na TV Globo, dirigiu as novelas Pé na Jaca e A Favorita, Malhação e Casseta & Planeta. Atualmente é Instrutora de Dramaturgia da TV Globo, onde prepara os atores de telenovelas.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Janser Barreto (turma presencial)

Janser Barreto começou sua carreira artística ainda criança. Sua estréia se deu em 1976 na novela "O Feijão e o Sonho" da Rede Globo. No mesmo ano, atuou em "Escrava Isaura". Na TV, participou ainda da novela "Brilhante" (1981) e de outros programas como "Caso Especial". Em 1978 iniciou o curso de Maria Clara Machado, no Tablado. Participou de várias montagens do Teatro Tablado até o ano de 1981, e atuou em diversas áreas, como cenário, iluminação e sonoplastia. No mesmo ano, integrou a peça “A Tempestade” do grupo de teatro “O Pessoal do Despertar”. Fez diversos espetáculos para adultos mas se consagrou no teatro infantil. Em 1991, Janser recebeu o prêmio de melhor ator de teatro infantil pelo SATED – RJ com o espetáculo "Peter Pan". No cinema, participou de alguns filmes, entre eles, "Urubus e Papagaios" (1985) e "Quem Matou Pixote?" de 1996.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

João Brandão (turma presencial)

Professor, autor, diretor e ator. Professor do Tablado há 30 anos. Autor da Rede Globo. Foi aluno de Maria Clara Machado, José Celso Martinez Correa, Amir Haddad, Louise Cardoso, entre outros. Participou da oficina do diretor Sanches Sinesterra, do clown Paul Vachon (Cirque du Soleil) e do diretor Philippe Gaulier. Fez aula de dança com Graciela Figueroa e Debora Colker. Dirigiu e atuou na Intrépida Trupe. Diretor Cênico do grupo vocal Garganta Profunda, ao lado de Pedro Paulo Rangel; Diretor de Diálogos e autor da série Confissões de Adolescente, de Daniel Filho; entre outros trabalhos. Colaborou escrevendo as novelas, Novo Mundo, Cheias de Charme, Saramandaia, Babilônia, entre outras.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

João Sant'Anna (turma presencial)

João Sant’Anna foi aluno do Tablado por 10 anos. Exerceu a função de professor assistente de João Brandão e de Aracy Mourthé. Em Barcelona, estudou na Moveo e com o palhaço Jango Edwards. Foi assistente de direção das peças “A Menina e o Vento” e “A Bruxinha que era Boa”. Como ator fez as peças “Tãotão”, “O Cavalinho Azul”, “A Bruxinha que era Boa”, “Pluft, o Fantasminha” e “Eu e os Meninos”, peça que escreveu e que recebeu menção honrosa no festival do CCBB. Atuou na novela “Duas Caras” e no seriado “Cilada”.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos

Johayne Hildefonso (turma presencial)

Johayne Hildefonso iniciou seus estudos no Tablado, porém, ele atribui a sua formação, também, os anos em que trabalhou como diretor de movimento com Antônio Abujamra e o Grupo de Teatro Nós do Morro. Considera como seus principais trabalhos: “Abalou, Um Musical Funk”, “Auto da Compadecida”, “O Casamento”, “Favelization, na Inglaterra”, e a oficina O Movimento da Palavra, na Índia.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Julia Stockler

Formada em Cinema pela PUC-Rio e Pós -Graduada em Arte e Filosofia também pela PUC- Rio, Julia Stockler é atriz, autora e diretora. Cria da escola “O Tablado”, protagonizou o filme "A Vida Invisível", dirigido por Karim Ainouz em 2019, com o qual foi premiada internacionalmente por sua atuação. Recebeu prêmios também de melhor atriz por "Sobe Sofia", de André Mielnik, “Gaydar” de Felipe Cabral, pelas cenas “Cacilda” e “Borboletas” no FESTU- Rio, e por “TãoTão” no prêmio ZilkaSalaberry de Teatro Infantil. Como autora escreveu os espetáculos adultos “O que acontece quando a coisa acaba” em parceria com Claudia Sardinha e “Boa Noite, Professor” em parceria com Lionel Fischer. Seus mais recentes trabalhos são “Casarão ao Vento” de Marco André Nunes, “Parei de ser Fôlego” de Emanuel Aragão, “Patrícia Piolho”, de Morena Cattoni e “Branca” de Ivan Sugahara.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Laura Araujo

Laura Araujo é atriz, professora e diretora teatral. É fundadora da ONG Conexão do Bem, que realiza intervenções artísticas em hospitais do Rio de Janeiro e oficinas teatrais desde 2012. Trabalha como atriz desde 2002. Foi professora assistente no Teatro O Tablado entre os anos de 2008 e 2013. Em 2013, foi assistente de preparação de elenco no filme “Nise - O Coração da Loucura“, com direção de Roberto Berliner (lançado em 2015). Integrou o elenco d’Aquela Companhia de Teatro entre os anos 2004 e 2014 nos espetáculos "Outside", "Edypop", entre outros. Em 2017, dirigiu em parceria com Julia Stockler o espetáculo “Mulheres de Buço- uma peça show” e em 2018 repetiu a parceria desta vez no texto e direção da peça “Gravidades”, realizada pela Cia. Dupla de 3. Protagonizou o monólogo “A Fábrica de Cachorros”, com texto de Renata Corrêa em 2018/2019 e em 2022 e refez parceria com a mesma, na direção do espetáculo online “Vaca e outras moças de família”, em 2021. Em 2021, foi co-autora e atuou no espetáculo "Delicado", sob direção de César Augusto e em 2022 e 2023, integrou o elenco de "Cuidado Quando for Falar de Mim", sob direção de Ricardo Santos.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos

Lincoln Vargas (turma presencial)

Lincoln Vargas iniciou sua carreira aos 15 aos como musico em Nova Friburgo. Aos 19 anos, em foi para o Rio de Janeiro estudar teatro no Tablado. Desde então, trabalhou como ator, diretor, diretor musical, produtor; realizou e dirigiu as Mostras de Esquetes- O TABLADO, evento que faz parte do calendário oficial do teatro. Também dirigiu seis festivais de esquetes no estado do Rio de Janeiro. No Cinema, trabalhou como assistente de direção em quatro filmes de Domingos Oliveira, fez diversas participações como ator em longas e fez trilha sonora em outros. Teve um programa cultural na Radio Roquete Pinto durante oito anos. Na televisão participa em alguns programas, novelas e seriados. Atualmente é professor do teatro O Tablado, musico, diretor, ator e produtor.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Lionel Fischer (turma presencial)

Ator, autor e diretor, exerce a função de crítico teatral há 34 anos, tendo passado pelas revistas Visão e Manchete, e pelos jornais O Globo, Última Hora e Tribuna da Imprensa – atualmente publica suas críticas no jornal Folha Zona Sul e no blog www.lionel-fischer.blogspot.com. Foi editor dos Cadernos de Teatro nos últimos 12 anos de sua publicação. Atuou como jurado dos prêmios Shell, Mambembe, Molière e Governador do Estado, sendo atualmente jurado dos prêmios APTR e Cesgranrio. É editor da revista Cadernos de Teatro, criou o jornal Boca de Cena (Sindicato dos Artistas), é professor de Improvisação no Tablado, participa das bancas finais de avaliação na CAL, e é autor do livro “O teatro por dentro ou Por dentro do teatro”, em parceria com Bernardo Jablonski.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Luiz Octavio Moraes (turma presencial)

Começou a estudar teatro n'O Tablado aos 11 anos. Desde os 18 anos é ator profissional com diversos trabalhos realizados em teatro, TV, cinema e rádio. É professor de teatro n'O Tablado junto com Isabella Secchin, onde dão aula juntos desde 1993.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Manuela Llerena

Atriz, artivista, cantora-performatica e pesquisadora das artes cênicas. Artista brasileira, formada pelo Teatro O Tablado e Centro de Artes de Laranjeiras (CAL). Trabalha com atuação desde 2014, tendo realizado diversas peças teatrais com destaque para “Prova de Amor”, “Tãotão” e “A Bruxinha Que Era Boa”. Atuou nas novelas “Malhação Seu Lugar no Mundo”, “Cara e Coragem” e “Jesus”. Integrou o elenco de sete filmes com destaque para “Mate-me por favor” e “Chocantes”. Seis séries com destaque para “Eu só quero amar”, “Desnude” e “Histórias Impossíveis”. Seus trabalhos são exibidos em diversas emissoras como HBO, Rede Globo, Canal Brasil, Globo Play e GNT. É criadora do coletivo Mulheres de Buço e atualmente integra o Duo As TheLírios, onde idealiza, atua, dirige e roteriza seus trabalhos, como o lançamento do vídeo-álbum “Dentes Dengos e Dedos”. Seus trabalhos autorais contam com uma expressão singular que permeia o hibridismo de linguagens entre a música e a atuação, escolhendo a voz e o corpo como potências revolucionárias de transformação. Seus trabalhos no teatro e em plataformas audiovisuais apresentam dinamicidade e diferentes cadências, lapidadas em anos de estudo de improvisação e formação profissional sobre textos e encenações. Inquieta e sempre em constante realização, a artista trabalha nos veículos comerciais, emissoras consagradas e em cenas criativas alternativas.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos

Marcelo Cavalcanti

Ator, diretor e preparador de elenco, cursou por 16 anos o Teatro O Tablado, onde desenvolveu a técnica do improviso e se encantou pela direção teatral. Foi por três anos educador social do projeto “Trupe da Criança”, onde ministrava as oficinas de teatro para crianças em situação de rua. Se aprimorou em direção para câmera pelos inúmeros trabalhos que participou, “Malhação”, “Tropa de Elite”, “Suprema Felicidade”, “Legalize Já”, "Happy Hour”, “A Teia”, “Rua do Sobe Desce Numero que Desaparece”, entre outras. Bacharel em Teatro pela CAL e professor de teatro há mais de 15 anos, Marcelo também é responsável pelo núcleo infantil do “Cena” (Centro Nacional das Artes) há 6 anos. Dirigiu e fez a preparação de elenco do espetáculo “O Ateneu” (2018), dirigiu com Cacá Mourthé, o espetáculo “O Cálice Sagrado” (2018/2019). Foi contratado como diretor de dramaturgia e ministrou oficinas para escolha do elenco infantil para o programa “Somos Tão Jovens” da Rede Globo, que acabou virando “Tá Brincando” (2018). Idealizador do projeto “Eco–teatro Bioma” (2020). Ministra aulas de interpretação n'O Tablado junto com Cacá Mourthé on-line e desenvolveu ”A preparacão para o teste “ - transformando positivamente o rendimento de crianças e jovens para o mercado de trabalho.

CURRÍCULOTurmas: 8-10 anos

Marco André Nunes (turma presencial)

Diretor de Teatro , iniciou sua carreira em 2004 com o espetáculo “O Despertar da Primavera” de Frank Wedekind . Fundou em 2005 Aquela Cia de Teatro onde desenvolve, ao lado de outros artistas, uma linguagem cênica própria. Em 2016 recebeu, como melhor diretor, os prêmios Shell, APTR, Cesgranrio e Questão de Crítica. Das suas encenações mais recentes destacam-se: “Outside : um musical noir”(2011, 2 indicações ao Prêmio Shell , 5 ao APTR e 3 ao Questão de Crítica), “Cara de Cavalo” (2012, uma indicação ao Prêmio Shell e 4 ao Prêmio Questão de Crítica) , “A Porta da Frente”(2013 , indicações ao Prêmio Shell e Cesgranrio) de Júlia Spadachini e “Edypop” (2014 , 3 indicações ao Prêmio Questão de Crítica e 2 ao Prêmio Cesgranrio), “Laio e Crísipo” e “Caranguejo Overdrive”(4 indicações ao Prêmio Shell, 6 ao Prêmio APTR , 4 ao Prêmio Cesgranrio e 5 ao Prêmio Questão de Crítica). Em 2016 dirigiu “Laundromatic” para a segunda edição do Microteatro e “Mar de Ressaca”, um espetáculo de dança da Cia Impele. Em 2017, estreou “Guanabara Canibal” no CCBB/RJ.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Patrícia Nunes (turma presencial)

Professora de teatro e figurinista. Graduada em Licenciatura em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 1983), com pós graduação em Educação Infantil pela PUC e especialização como figurinista pelo Centro Sperimentale di Cinematografia (Cine Citta – Roma /1988). Filha de fundadores d’O Tablado, já nasceu e cresceu imersa no teatro e desde muito jovem participa como atriz das aulas e espetáculos d’O Tablado. Além disso, abre o atelier “Maison Lavoisier – onde tudo se transforma”, junto com outros figurinistas, iniciando diversos trabalhos ligados a esse ofício, no cinema, em shows, em publicidade, na moda, sendo também, indicada a diversos prêmios na área teatral. Hoje, além de dar aulas n’O Tablado, também é professora de teatro do Tabladinho e da Escola Parque e paralelamente, continua atuando como figurinista junto a grupos teatrais da cidade do Rio de Janeiro, como “Nós do Morro”, “Tá na Rua”, entre outros.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos | 11-13 anos

Pedro Kosovski (turma presencial)

Dramaturgo, diretor teatral e professor de artes cênicas. É mestre em Psicologia Clínica, na PUC-RIO. Em 2005, funda com o diretor Marco André Nunes a Aquela Cia. de Teatro, núcleo de criação e pesquisa teatral. Seus trabalhos mais recentes são: “Outside” (2011), indicado ao Prêmio Questão de Critica, na categoria Dramaturgia e Prêmio APTR, na categoria Melhor Texto. “Cara de Cavalo” (2012), vencedor do Prêmio Questão de Critica e indicado ao Prêmio Shell 2012, na categoria Melhor Texto. “Edypop” (2014), vencedor do Prêmio Questão de Crítica, na categoria Dramaturgia, e “Cosmocartas- Correspondências de Hélio Oiticica e Lygia Clark” (2014). No ano de 2015, estreia “Laio & Crísipo” e “Caranguejo Overdrive”, pelo qual foi vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR. Foi indicado ao Prêmio Shell 2016 pelo texto da peça “Fatal”, com direção de Guilherme Leme e ganhou o Prêmio CBTIJ de melhor texto com a peça infantil “Tãotão”, direção de Cacá Mourthé. Em 2017, estreou “Guanabara Canibal” com Aquela Cia. o libreto da ópera “Aquilo que mais eu temia desabou sobre minha cabeça”, com direção de Sjaron Minailo apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e assinou texto e direção de “Tripas”, com Ricardo Kosovski.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Renata Amaral

É diretora, escritora e professora de teatro. Administrou o teatro O Tablado de 2010 à 2014, onde também é professora assistente das professoras Bia Junqueira e Viviana Rocha. É professora no Colégio Ressurreição e Midrash. Seus trabalhos mais recentes como diretora foram "O Bravo Soldado Schweik", de J. Hasek; "Bastava Dizer Eu te Amo" (websérie). Como autora, assinou recentemente o texto da peça "Solilóquio, um amor sem palavras"; e é roteirista da série "A Vila" - no Multishow. Seu último trabalho como atriz foi Pluft, o Fantasminha, dirigido por Cacá Mourthé.

CURRÍCULOTurmas: 11-13 anos

Renata Tobelém (turma presencial)

Iniciou sua formação n’O Tablado em 1991. Foi lá também que começou a trabalhar como professora assistente em aulas e por anos fez assistência de Caca Mourthé nos espetáculos de temporada do Tablado. Seguiu a sua formação com o diretor Daniel Herz, no teatro Laura Alvim em seu curso de treinamento para Atores. Fez workshop de aperfeiçoamento com Hamilton Vaz Pereira, Ana kfoury, Amir Hadad, Cláudio Torres Gonzaga, André Paes Leme, Moacir Chaves, Vitor Lemos, Domingos Oliveira, Paulo de Moraes, e residência na Cia dos atores. Com mais de 20 peças em seu currículo, foi dirigida por nomes como Domingos Oliveira, Guida Viana, Cacá Mourthé, Daniel Herz e Bernardo Jablonski. Em 2006 Ganhou dois prêmios de melhor atriz com a cena " FIAT 147". Na Televisão, Renata fez programas de humor, novelas e atualmente está no elenco do ZORRA na TV Globo.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Ricardo Kosovski (turma presencial)

Professor Titular do Dept de Direção Teatral e do Programa de Pós Graduação da UNIRIO. É ator e diretor teatral com diversos prêmios e uma vasta produção em Teatro, Cinema e TV. Trabalhos recentes como ator em teatro: “Boa Noite Professor” de L. Fischer e J. Stockler(2016) , “Tripas” de Pedro Kosovski ( 2017/22), “Maracanã de Moacir Chaves ( 2019/22) . Em cinema :“Infância” de Domingos Oliveira (2015) “Real” deRodrigo Bittencourt (2016) ,”Aconteceu na Quarta feira” de Domingos Oliveira (2018) “Pluft , O Fantasminha “ de Rosane Schwartzman ( 2022), “Eike tudo ou nada ” de Andradina Azevedo e Dida Andrade (2022). Em TV : Sob Pressão – seriado (2017/18) Seriado Vítimas Digitais – GNT (2019)

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Sonia Dumont

Bacharel em canto, começou seus estudos de canto com a professora Lydia Podorolski e em seguida com a professora Carol MacDavit. Estudou técnica vocal com o professor Frans Huits, no Conservatório de Rotterdam e aperfeiçoamento em música barroca com os professores Monique Zanetti e Bernard Delletré. Estudou teatro no Tablado e fez oficinas de teatro com Amir Haddad e com Bridget Pannet. Fez oficina de teatro com Juliana carneiro da Cunha. Estudou técnica de Alexander com Valéria Campos. Atuou em várias montagens de peças teatrais e óperas. Entre elas destacam-se Matogrosso, de Philip Glass, dirigida por Gerald Thomas, Orfeu, de Monteverdi; Bodas de Figaro, de Mozart; Cavalinho Azul, de Tim Rescala; Dido e Eneas, de Purcell e La Púrpura de la Rosa , de Tomás de Torrejón.

CURRÍCULO

Susanna Kruger (turma presencial)

Atriz, diretora, produtora e professora. Comec?ou a fazer teatro nO’Tablado, integrou o Grupo TAPA e fundou a Cia Atores de Laura, que co-dirigiu artisticamente por 16 anos. Formada em Letras pela Unirio, e? mestranda no programa de po?s-graduac?a?o em artes da UERJ sob orientac?a?o da Profa. Luciana Lyra e integra o Grupo de Pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes (CNPq). Sobre alguns de seus movimentos arti?sticos: o PROJETO ESCOLA e o FESTIVAL DE TEATRO BRASILEIRO que por 10 anos apresentou em escolas pu?blicas e privadas do RJ textos brasileiros seguidos de conversas com os alunos e promoveu sua vinda ao teatro; o espeta?culo teatral CASA DE LAURA que permaneceu 2 anos em cartaz - indicada ao Pre?mio Shell de melhor atriz; as se?ries AFINAL, O QUE QUEREM AS MULHERES (Globo) e ME CHAMA DE BRUNA (Fox Premium). Da? aulas nO’Tablado, na Escola de Atores Wolf Maya, e desde 1988 se dedica a? formac?a?o de atores atrave?s de seus cursos livres na Casa de Cultura Laura Alvim. Entre Pre?mios e indicac?o?es, destacam-se o Pre?mio MINC Trofe?u Mambembe de melhor atriz e o Candango de melhor atriz do Festival de Brasi?lia de Cinema Brasileiro. Durante a pandemia criou e dirigiu a Instalac?a?o Ce?nica Virtual CORRESPONDENTES QUARENTENADES, inspirada no projeto homo?nimo do Prof. Marcelo dos Santos (Unirio), na plataforma Zoom. Atualmente esta? em cartaz com o espeta?culo O HOMEM DO PLANETA AUSCHWITZ.

CURRÍCULOTurmas: Acima de 18 anos

Viviana Rocha (turma presencial)

Formada na UNIRIO como Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria do Teatro, Viviana atualmente é professora de teatro no Teatro O Tablado, na Escola Parque (Barra), no Espaço Move, dentre outras escolas. Já tendo dado aula em instituições como Colégio Carolina Patrício, Escola SATED-RJ, Nós do Morro, Centro de Arte Grimberg, entre outros. Trabalha como atriz há mais de 18 anos, tendo participado de mais de 20 espetáculos, sendo o mais recente “Bisa Bia, Bisa Bel” de Ana Maria Machado, adaptação e direção de Joana Lebreiro, vencedor de sete prêmios, incluindo melhor espetáculo do ano nas duas principais premiações, além de melhor elenco pelo prêmio CBTIJ, com várias temporadas desde sua estréia.

CURRÍCULOTurmas: 14-17 anos

Zé Helou (turma online)

Formado em Artes Dramáticas e terminando Licenciatura em Teatro, Zé Helou é ator, diretor e professor. Entrou no Teatro O Tablado em 1994, onde trabalha desde 2002. É professor de teatro também no Colégio Sagrado Coração de Maria e no Studio Valor Arte. É jurado dos prêmios Zilka Sallaberry e Botequim cultural. Seus espetáculos mais recentes, como diretor, foram "A árvore que fugiu do quintal" e "Solilóquio, um amor sem palavras"

CURRÍCULO

Zé Helou (turma presencial)

Formado em Artes Dramáticas e terminando Licenciatura em Teatro, Zé Helou é ator, diretor e professor. Entrou no Teatro O Tablado em 1994, onde trabalha desde 2002. É professor de teatro também no Colégio Sagrado Coração de Maria e no Studio Valor Arte. É jurado dos prêmios Zilka Sallaberry e Botequim cultural. Seus espetáculos mais recentes, como diretor, foram "A árvore que fugiu do quintal" e "Solilóquio, um amor sem palavras"

CURRÍCULOTurmas: 8-10 anos | 8-10 anos

Quer receber notícias do Teatro Tablado?
Informações sobre cursos, estreias e outros?
Coloque seu email no campo ao lado.

TEATRO TABLADO
Av. Lineu de Paula Machado, 795
CEP 22460-000 - Lagoa
Rio de Janeiro - RJ Brasil

www.otablado.com.br
55 21 97099-5435 (WhatsApp)
55 21 2294-7847
secretaria@otablado.com.br