Programe-se

AVISO
24º Mostra de Esquetes
O tema desta edição da Mostra será "Autoras e Compositoras"
de 01 a 16 de junho
sábados e domingos
A Mostra acontecerá nos primeiros finais de semana de junho. Cada cena se apresentará em dois dias, no sábado e no domingo, em um dos finais de semana de Mostra.


---------------- CALENDÁRIO ----------------

- Do dia 29 de abril a 3 de maio: INSCRIÇÕES:

Esquete, dupla e monologo: Um representante do grupo deverá comparecer ao Tablado durante o período de inscrição de 15h às 20h (de segunda a sexta) com um envelope contendo: Duas cópias do texto (já adaptado), ficha técnica da cena e proposta de montagem.
Será cobrada, no ato da inscrição, uma taxa de R$ 30,00 para cada esquete, R$ 20,00 para dupla e R$10,00 para monologo. Essa taxa não será devolvida caso o grupo não seja selecionado.
Canção: Um representante do musico/cantor deverá comparecer ao Tablado durante o período de inscrição das 15h às 20h (de segunda a sexta) para fazer a inscrição. O arranjo da musica poderá ser simples ou mais elaborado. As canções serão apresentadas ao vivo.
Será cobrada, no ato da inscrição, uma taxa de R$10,00 para cada musica inscrita. Essa taxa não será devolvida caso o musico/cantor não seja selecionado.

- Dia 8 de maio (quarta): REUNIÃO COM OS GRUPOS INSCRITOS:
Deverá comparecer, pelo menos, um representante de cada grupo. O grupo que não comparecer será excluído automaticamente.

- Entre os dias 13 a 17 de maio (segunda a sexta): TESTES.

- Dia 19 de maio (domingo): RESULTADO FINAL

- Dia 20 de maio (segunda): REUNIÃO COM OS SELECIONADOS:
Deverá comparecer pelo menos um representante de cada grupo. O grupo que não comparecer será excluído automaticamente.

- Mostra dias 1, 2, 8, 9, 15 e 16 de junho. 3 primeiros finais de semana de junho.


--------------
LISTA DOS SELECIONADOS PARA A MOSTRA 2019

Cada cena selecionada deverá ser representada, por pelo menos uma pessoa, na reunião que acontecerá hoje, dia 20 de maio (segunda-feira) as 19:00h no Tablado. O esquete que não for representado será automaticamente eliminado.

Os selecionados para o musical devem comparecer no primeiro ensaio amanhã, dia 21 de maio (terça-feira), no Tablado as 20h.

As pessoas selecionadas para a cena extra devem comparecer na reunião no dia 22 de maio (quarta-feira), no Tablado as 20h.


MONÓLOGOS
(Cada cena selecionada deverá ser representada, por pelo menos uma pessoa, na reunião que acontecerá hoje, dia 20 de maio (segunda-feira) as 19:00h no Tablado,. O esquete que não for representado será automaticamente eliminado).

- Viver sem tempos mortos
- Tempo na linha
- Minha Primeira Palavra
- Mata teu pai (nina)
- Mata teu pai (Elisa)
- Sobrevivente


DUPLA
(Cada cena selecionada deverá ser representada, por pelo menos uma pessoa, na reunião que acontecerá hoje, dia 20 de maio (segunda-feira) as 19:00h no Tablado,. O esquete que não for representado será automaticamente eliminado).

- Bela
- Harry e Sally
- Mantenha fora do alcance do bebê
- Super Sincero
- Tati e Camila
- O que o sol faz com as flores
- Frankenstein
- Cachorras
– Inês
- Pequeno Dicionario Amoroso
- Você estava ótimo
- Um casal de tinta
- O boi e o burro
- Antiguidades
- Joelhos
- Waiting Tables
- Entrevista que a santa que há em mim fez.
- Objeto de Luxo


ESQUETE
(Cada cena selecionada deverá ser representada, por pelo menos uma pessoa, na reunião que acontecerá hoje, dia 20 de maio (segunda-feira) as 19:00h no Tablado,. O esquete que não for representado será automaticamente eliminado).

- O Chapeuzinho vermelho
- Luna clara e o Apolo Onze
- Tinder family
- Esquete sem texto, teatro corporal / Oide
- Prêmio Shell
- Dentro de mim
- Tudo por um pop star
- Entre os Frutos e a Figueira
- A Vida Secreta das Atrizes
- Natural Woman
- Gurja
- A Menina e o Vento


CANÇÃO
(Os selecionados para o musical devem comparecer no primeiro ensaio amanhã, dia 21 de maio (terça-feira), no Tablado as 20h).

- Encontro
- Celeste + Dona Cila
– de Janeiro a janeiro
- Ovelha Negra (marina)
- Feirinha da Pavuna
- Dengo
- Estúpido Cupido
- Come into my head
- Amor meu grande amor
- P.U.T.A.


ATORES SELECIONADOS PARA O MUSICAL
(Os selecionados para o musical devem comparecer no primeiro ensaio amanhã, dia 21 de maio (terça-feira), no Tablado as 20h).

Davi ribeiro
Carolina Rufino
Marina Paiva
Eduardo Cardozo
Bruno de souza
Giovanna coutinho
DAnilo FArdin
Marcela Sabah
Mailon Matos
Caroline Brunacio
Julia Freitas
Karine Daniotti
Manoella Delgado
Marina Bastos
Bruna D’elia
Ana Carolina
Raquel Leao
Eloah Toledo
Bruno souza
Paty Bueno
Maria Luiza Tostes
Maria Clara mendes
Betina Silva
Alicia di Abreu
Mariana Tepedino
Yasmin Nunes
Vitor Schei
Giovanna Azevedo


ATORES SELECIONADOS PARA CENA EXTRA
(As pessoas selecionadas para a cena extra devem comparecer na reunião no dia 22 de maio (quarta-feira), no Tablado as 20h).

Ana Bentes
Jorge Huaman
Antonio Jucchesi
Iago Martins
Daniel Gofredo
Luma Lorenzon
Lisa Sobreira
Giovanna Grimaldi
Layane Karenyna
Ohanna sales
Laura vaz
Luan Pessoa
Alice Amorim
Olivia Lisboa
Julia Freitas
CURSOS E PALESTRAS
INGRESSOS
Teatro Tônico
Uma Breve História Do Teatro Ocidental.
Encontros e palestras sobre a história do teatro ocidental, contando com a presença de convidados especiais.
De abril a agosto de 2019
Sextas-feiras, de 20:30h às 22:30h
TEATRO TÔNICO

UMA BREVE HISTÓRIA DO TEATRO OCIDENTAL

Idealização e curadoria: Hamilton Vaz Pereira

Produção artística: Zé Helou


Ciclo de palestras de introdução à História do Teatro ocidental que será oferecido para um público de até 150 pessoas, entre professores, estudantes de teatro e interessados em arte e cultura.



O ciclo contará a história do Teatro desde sua origem, passando pelo Teatro Grego, Teatro Romano, Teatro do Renascimento, Óperas, Encenadores dos séculos XIX / XX, Teatro Brasileiro, Teatro Norte Americano, Teatro do Absurdo, chegando até os dias de hoje.

As palestras, com 2 horas de duração, acontecerão sempre às sextas-feiras, de 20h às 22h, de abril a agosto de 2019, e serão ministradas por grandes nomes do teatro e da cultura brasileira, a exemplo, Geraldo Carneiro, Isabela Fernandes, Venício Fonseca e Érika Rettl (Grupo Teatral Moitará) entre outros.

O ciclo de palestras será um potente espaço de encontro e trocas, onde ofereceremos conteúdo para formar uma base teórica comum. O objetivo é que, a partir daí e do conhecimento construído coletivamente, sejam criadas as condições necessárias para a formação de um grupo que, junto aos professores, irá desenvolver o espetáculo adulto, com estreia no segundo semestre.



PROGRAMAÇÃO:



Encontro I - AS ORIGENS DO TEATRO

Tragédia e Comédia na Grécia Antiga

Palestrante: Isabela Fernandes

Dia 05/04/2019



Encontro II - TEATRO ROMANO

Notícias do palco e da dramaturgia romana. Variações da cena medieval cristã.

Palestrante: André Gardel

Dia 12/04/2019

 

Encontro III - TEATRO DO RENASCIMENTO I

Shakespeare e a invenção do Renascimento

Palestrante: Geraldo Carneiro

Dia 26/04/2019

 

Encontro IV - A MÁSCARA NA ENERGIA DO ATOR

Palestra-Espetáculo que reflete sobre a contribuição técnica e artística da Máscara Teatral para a formação do ator e desenvolvimento de um teatro essencial. Um passeio pela Commedia dell’arte e sua contribuição no trabalho de pesquisa e na trajetória do Grupo de Teatro Moitará, que completou 30 anos em 2018.

Palestrantes: Venício Fonseca e Érika Rettl (Grupo Teatral Moitará)

Dia 03/05/2019

 

Encontro V - TEATRO DO RENASCIMENTO II

Duzentos anos de transformações do teatro francês: o neoclassicismo de racine, a comédia de molière, o romantismo da burguesia e o melodrama popular.

Na França, o século XVII apresenta grandes contrastes na cena teatral: ao lado de uma tragédia clássica que traz de volta o rigor das regras aristotélicas, a comédia de Molière debocha e revela as mazelas da alta burguesia francesa. No século XVIII, assistimos a chegada do Romantismo derrubando as regras e colocando em cena a classe burguesa com suas questões sociais e morais. Em seguida, o melodrama invade o palco popularizando o teatro, e permanecendo até hoje como uma das formas mais consagradas das artes cênicas.

Palestrante: Elza de Andrade

Dia: 10/05/2019

 

Encontro VI -TEATRO PRÉ-ROMÂNTICO

O teatro pré-romântico - Tempestade e ímpeto

 

Pretendo comentar as características do movimento cultural que posteriormente ficaria conhecido pelo nome de Sturm und Drang (“Tempestade e ímpeto”), uma espécie de prévia ou primeiro passo da grande revolução que representou o Romantismo na virada do século XVIII para o XIX. Vou levar em consideração três aspectos: (1) a relação desse movimento com o teatro; (2) a proposta de Shakespeare como modelo, contra Racine e o Classicismo francês; (3) o papel dos dois grandes autores da época, Goethe e de Schiller, na cultura alemã e no desenvolvimento do teatro moderno.

 

Palestrante: Pedro Sussekind

Dia: 24/05/2019

 

Encontro VII - QUANDO O TEATRO COMEÇOU A SER BRASILEIRO

 

Estudaremos como se formou a ideia de um teatro nacional, a partir de suas origens. De início um projeto educacional a serviço do colonizador, tocado pelos jesuítas, o teatro foi aos poucos adquirindo autonomia e identidade própria. Com a chegada da Familia Real e a construção do Teatro São Pedro, o país é invadido pelas companhias da Europa e seu repertório de peças estrangeiras. O surgimento do ator João Caetano joga luzes para a causa de um teatro nacional, que contra os cânones do bom gosto europeu, revela um talento e uma preferência maior para a comédia. Os grandes autores do século XIX e início do séc XX atingem maior sucesso nas comédias, e em torno delas vai se estruturando a visão de um teatro nacional, através das comédias de costumes, do teatro de revista, entre outros. A semana de arte moderna, embora não tenha tido efeitos imediatos no teatro, simboliza a culminância da valorização de uma brasilidade estética nas artes.

Palestrantes: Ivan Fernandes

Dia 31/05/2019

 

Encontro VIII – O DIÁLOGO ENTRE O TEATRO E A MÚSICA

A música sempre esteve presente no teatro de alguma forma. Desde o advento da ópera, porém, as histórias deixaram de ser exclusivamente contadas, passando a ser também cantadas, gerando um novo tempo narrativo, essencialmente não-realista. Música e teatro combinados podem gerar, porém, muitas outras formas de expressão, como no caso da música cênica no contexto da música de concerto. 

Partindo de sua experiência como compositor de teatro e de música de concerto, Tim Rescala ministrará uma oficina de duas horas, mostrando as diferentes abordagens possíveis neste diálogo entre as duas linguagens a partir de sua própria obra e de outros compositores e autores.

Palestrantes: Tim Rescala

Dia 07/06/2019

 

Encontro IX – A VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX

Antecedentes do conceito de Naturalismo e do surgimento da função de encenador.
Ibsen: a narrativa realista e sua dissolução no Simbolismo.
Casa de bonecas/Espectros/Um inimigo do povo – John Gabriel Borkman/Quando despertarmos de entre os mortos.
Strindberg: Prefácio a Senhorita Julia.
Duque de Meininger e Antoine: a construção de unidade na estrutura da cena.
Stanislavski: a construção de uma estratégia para pensar o ator como criador na estrutura da cena.
Gordon Craig: a criação de atmosferas em lugar da descrição de lugares. O ator e a super-marionete.
Meyerhold e a biomecânica.
Palestrante: Antonio Guedes/ Fátima Saad

 

Dia 14/06/2019

 

Encontro X – TEATRO BRASILEIRO

 Companhia e mercado: modelos em transição

 

O surgimento do teatro brasileiro moderno, marcado pela fundação de grandes companhias – como o Teatro Popular de Arte (TPA) e o Teatro Brasileiro Moderno (TBC) – na efervescente década de 1950. A centralização da cena em São Paulo, relativizada pelo início do Teatro dos 7, o primeiro coletivo moderno do Rio de Janeiro, e do Teatro do Rio, ambos em 1959, grupos de menor porte, modelo acentuado ao longo dos instáveis anos 1960. Diferentes posturas em relação à dramaturgia revolucionária de Nelson Rodrigues, divisor de águas do teatro brasileiro desde a encenação de Ziembinski para Vestido de Noiva pelo grupo Os Comediantes, em 1943. O distanciamento crescente em relação ao formato das companhias empresariadas, apesar de iniciativas com aroma da década de 1950, como o Teatro dos 4, já a partir do final dos anos 1970. Um panorama que suscita uma reflexão sobre a transformação no conceito de companhia e na prática do teatro de mercado.

 

Palestrante: Daniel Schenker

Dia 28/06/2019

 

Encontro XI – ENTRE A DRAMATURGIA REALISTA E O TEATRO DO ABSURDO.

 

Palestrante: Marina Vianna

Dia 05/07/2019

 

 

Encontro XII - TEATRO ANOS 60/70

Palestrante: a confirmar

Dia 02/08/2019

 

Encontro XIII - COMPANHIAS DE TEATRO ANOS 60/70

Palestrante: Amir Haddad

Dia 02/08/2019

 

Encontro XIV – O TABLADO, TEATRO IPANEMA E ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE

Palestrantes: Ricardo Kosovski e Hamilton Vaz Pereira

Dia 09/08/2019

 

Encontro XV - UMA REVOLUÇÃO SEM BOTAS

Grupos renovam a cena carioca, ainda cerceada pela ditadura.

A partir do famigerado março de 1964, todas as manifestações artísticas passaram a ser massacradas sob o abjeto taco da censura. No caso específico do teatro, incontáveis peças foram proibidas e as que conseguiram chegar à cena, em sua maioria o faziam mutiladas ou então apresentavam enredos metafóricos, nem sempre compreendidos pelo público. Mas tal recurso, em muitos casos, era o único possível. No entanto, no final da década de 70, a cena carioca começou a exibir uma verdadeira revolução, tanto do ponto de vista formal quanto de conteúdo. Vários e diferenciados grupos surgiram e conseguiram exibir seus trabalhos, talvez por serem considerados inofensivos pelos detentores do poder. Dentre eles o Manhas e Manias, o Pessoal do Cabaré e o Pessoal do Despertar, sendo este último o que merecerá um olhar mais aprofundado de nossa parte. E nos anos 90 ocorreu o que ficou conhecido como “a era dos encenadores”, com destaque para Gerald Thomas, Moacyr Góes e Bia Lessa – por questões de adequação ao tempo disponível, as realizações destes três encenadores serão mais mencionadas do que propriamente analisadas.

Palestrante: Lionel Fischer

Dia 16/08/2019

 

Encontro XVI - O TEATRO HOJE: O CENTRO ESTÁ EM TODA PARTE

Mesa: a confirmar

Dia 23/08/2019



O curso ocorrerá sempre às sextas-feiras, às 20h.



Investimento: R$400,00 a vista.



Os depósitos deverão ser realizados na conta:

BANCO BRADESCO

Agência: 1444

Conta-Corrente: 27505-0

CNPJ: 33.932.039/0001-04

*os comprovantes de depósito deverão ser enviados para o email: teatrotonico@otablado.com.br.
(mais informações, clique no botão "ingressos")
CURSOS E PALESTRAS
INGRESSOS
Intensivo Meisner
Curso profundo sobre as ferramentas fundamentais do Meisner, ministrado por Ana Paula Dias - Be True.
15 a 19 de julho
18h às 22h
Um trabalho intensivo de presença, verdade, empoderamento de si, percepção de seus impulsos e conhecimento de suas ferramentas pessoais, para cena e fora dela; através do método Meisner.

MINISTRANTE
Ana Paula Dias (São Paulo)

SOBRE A MINISTRANTE
Se formou em publicidade em 2001 e depois de ter uma “profissão de verdade” seguiu seu sonho de ser atriz. Se formou na oficina de atores Nilton Travesso, depois fez Núcleo Experimental de Teatro do SESI (SP). Estudou interpretação para cinema em Nova York, onde teve seu primeiro contato com o método Meisner.

Depois, foi estudar com Larry Silverberg, o autor dos livros sobre a técnica Meisner, onde se torna especialista.

"... sou apaixonada por Meisner, porque toda vez que tenho a oportunidade de ser e ver um ser humano sendo de verdade… é encantador e me preenche a alma. E isso é inspirador!" (Ana Paula Dias)



PARA QUEM?
Atores e não atores
(maiores de 18 anos)

CONTEÚDO
Seguindo passo a passo a metodologia Meisner, iremos :
- Trabalhar e fortalecer a presença, a escuta, a imaginação e se apropriar dessas ferramentas para cada vez mais termos consciência, independência e poder criativo.
- Entender a partir da escuta do outro, do agora e das relações, como as coisas nos afetam e transformam e como a gente reage ao mundo, e o mundo à nós.
- Praticar viver verdadeiramente situações imaginárias, se permitindo estar vulnerável, presente e aberto ao agora.
- Aprender e praticar a repetição, preparação emocional, atividades e situações imaginarias.

QUANDO?
De 15/07 até 19/07
18h-22h
(total de 20 horas)

QUANTO?
R$ 800,00 à vista
3x de R$284,00 (1º parcela até 20 de maio)
2x de R$425,00 (1º parcela até 10 de junho)

MAIS INFORMAÇÕES:
producao@betrue.art.br

INSCRIÇÕES:
www.betrue.art.br/meisner-rio-de-janeiro
AVISO
Matrículas Abertas!
As aulas começaram, mas algumas turmas ainda possuem vagas!
Horário da Secretaria:
Seg a sex - 14h30 às 19h
Av. Lineu de Paula Machado, 795 - Lagoa
Informações: 21 2294-7847
CURSOS E PALESTRAS
O TABLADO TÁ NA RUA!
Oficina-Homenagem à Cico Caseira, o idealizador de “O Tablado tá na rua!”.
Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com a arte milenar da palhaçaria e vivenciar a experiência do teatro de rua.
Dias 05, 19, 26/05 e 02/06
de 11h às 13h
Cico Caseira sempre foi um professor muito querido e inquieto, como ele mesmo se auto denominava. Suas aulas traziam a sua inquietação, sua originalidade e alegria. Por mais de 20 anos ele fez com os alunos o seu “Tablado tá na rua!” Onde ele unia duas grandes paixões: “O Tablado” e o grupo “Tá na Rua”.
Ele preparava os alunos para uma volta pelo entorno do Tablado, com intervenções teatrais na rua, no sinal da Jardim Botânico, nos muros do CAP, na Praça em frente ao Tablado. Cada aluno criava seu personagem com seu respectivo figurino e, munidos de guarda-chuvas coloridos e muita disposição, seguiam pelas ruas liderados pelo Cico, numa epifania de espontaneidade e irreverência. Durante os os 3 anos em que fui sua aluna e os 12 anos que fui assistente de suas aulas, o que sempre me fascinou foi a atmosfera mágica que envolvia tudo que o Cico fazia. Ele unia a ingenuidade do palhaço à crítica social numa grande sinfonia do coletivo. No seu trabalho com os alunos o grupo se sobressaía. As cores, os movimentos, os sons, as imagens, a sintonia, tudo tinha força porque brotava do coletivo. E na rua essa força coletiva que trazia todo o encantamento. Essa experiência de fazer teatro na rua, trazia para quem via e para quem fazia, a sensação da liberdade de poder se expressar e de ser tocado sem ter dia e hora e local marcados. Você poderia ser surpreendido no seu carro no sinal da Jardim Botânico e ter acesso a uma pílula de arte, sem levantar do seu banco, sem ser incomodado, sem ter que sair da sua rotina. Era regra: não incomodar ninguém, não parar o trânsito, não abordar ninguém, não interromper o fluxo das pessoas. Deixar as pessoas livres para parar ou seguir, se aproximarem ou espiar só de longe. A intervenção artística deveria incomodar, no sentido de instigar a reflexão das pessoas, mas nunca colocá-las numa situação constrangedora ou impor algo que não tenham escolhido. E assim seguia o cortejo teatral pelo bairro do Jardim Botânico, presenteando quem estivesse passando por ali naquele momento. Uma suspensão de tempo dentro da correria de uma cidade grande, trazendo encantamento entre quem faz e quem assiste, numa troca que a arte proporciona a quem se permite. Liberdade! Generosidade! Afeto! Palavras de lei nas aulas do Cico.E como ele mesmo dizia pelas ruas da cidade vestido de Dom Quixote: “ o caminho que te leva ao reino maior é o afeto, é a troca, é o amor”. E nessa missão de multiplicar amor, Cico fez uso da sua liberdade e foi trocar com novas experiências em plano mais elevado em 2017. Deixando discípulos que continuaram com o seu legado e sua forma de pensar o fazer artístico.

O Tablado estará na rua novamente em 2019! Para todos aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer o mestre, devido sua partida precoce, O Tablado oferecerá uma oficina que tem como objetivo entrar em contato com a arte milenar da palhaçaria e vivenciar a experiência do teatro de rua, ao se apresentarem em espaços abertos, diferentes do palco convencional.
------ Viviana Rocha (Professora d'O Tablado)


Dias 05, 19, 26/05 e 02/06 - de 11h às 13h
Valor da Inscrição: R$30,00
Faixa etária: a partir dos 14 anos (menores de idade necessitam trazer autorização dos pais)
Coordenação Geral: Viviana Rocha
Idealizadores: Viviana Rocha, Vítor Hugo Guimarães e Vitória Fallavena
Professoras convidadas: Ana Carolina Sauwen e Leticia Medella

Inscrições a partir de 13/04, aqui no Tablado:
Segunda a sexta, de 15h às 18h
Sábados e domingos, de 11h às 11:30h

Mais informações, ligue:
(21) 2294-7847

Quer receber notícias do Teatro Tablado?
Informações sobre cursos, estreias e outros?
Coloque seu email no campo ao lado.

TEATRO TABLADO
Av. Lineu de Paula Machado, 795
CEP 22460-000 - Lagoa
Rio de Janeiro - RJ Brasil

www.otablado.com.br
55 21 2294-7847
secretaria@otablado.com.br