Cursos Online n'O Tablado - Ao Vivo

No Dorso da Pantera

 

Curso de teoria do teatro com Hamilton Vaz Pereira, online e ao vivo.

No Dorso da Pantera
O Teatro Carioca – Brasileiro
Da Primeira Grécia À Pós-Pandemia

Quando?
De 09 a 30 de março --> Terças-Feiras, de 19H Às 20H30
Replay Gravado: segundas-feiras às 17h

Inscrições
Inscrições através do link: www.sympla.com/otablado
Para mais detalhes, envie um e-mail para cursos@otablado.com.br

 

Sobre o Curso

Depois de um ano de ausência dos palcos brasileiros, o teatro prepara-se para, ao sinal da saúde pública, voltar a existir sob o tablado, diante da platéia, próximo do seu público. Após um tempo de recolhimento, de reflexão, dançando ao redor do seu caldeirão fumegante, as artes cênicas saudosas de suas peripécias retornam como um tônico, um espírito ardente, como um estrangeiro que será recebido por seus espectadores com os dons da hospitalidade. Que bons encontros podem esperar seus criadores e suas audiências? Para conectar perguntas formuladas na solidão e respostas maravilhosas que a cidade têm a oferecer, e para promover o retorno de todo prazer, que uma vez existiu em magníficas temporadas passadas, o Curso NO DORSO DA PANTERA apresenta um panorama do teatro carioca, em especial, do teatro brasileiro no geral, nas últimas décadas, a fim de chamar a atenção para suas grandes conquistas em dramaturgia, encenação, interpretação e produção, e, ao mesmo tempo, inspirar e estimular uma nova temporada de encontros entre o artista de palco e o espectador na platéia, no mesmo lugar e instante.

 

EMENTA

Encontro 1 – DA ORIGEM DO TEATRO

– O Palestrante considera o presente ainda pandêmico para falar desse tempo de isolamento, de reflexão, do que mexeu no seu caldeirão fumegante: uma hipótese da origem do teatro. Retorna ao fundo do poço sem fundo do passado para reconhecer o que foi criado na primeira Grécia, impressionou a Europa e veio desembarcar na América e no Brasil: um saber  artístico. Destaque – Um salto de séculos, de um tempo imemorial ao dia em que o jovem Palestrante, perdido para o mundo, descobre o Teatro O Tablado, que esse ano comemora 70 anos.

Encontro 2 - PARA ESQUECER QUE SE MORRE

– O Palestrante avalia o tempo presente, e volta ao passado, ao teatro brasileiro da primeira metade do século XX (O Teatro De Revista, as grandes companhias, A Dramaturgia De Nelson Rodrigues, O Teatro Brasileiro De Comédia, Os Diretores Estrangeiros), aos espetáculos que ele não assistiu; e observa também o teatro que ele assistiu da platéia (O Arena, O Oficina e O Ipanema) durante o período de chumbo da ditadura militar, os Anos 1960/70. Destaque - A jornada da trupe Asdrúbal Trouxe O Trombone.


Encontro 3 –
PARA TER COM QUE BRINCAR

– O Palestrante anima o presente, sempre. Volta aos Anos 80, aos novos ares da abertura política, da redemocratização até a era FHC, para compor um panorama do nosso teatro no fim do Século XX. Fala da produção artística que surge com as leis de incentivo, do teatro besteirol, da nova geração de encenadores, da dramaturgia brasileira, do Tá Na Rua, de Amir Haddah, do retorno do Teatro Oficina.
Destaque – Uma experiência profissional e artística: “Estúdio Nagasaki” + “Nardja Zulpério” + “Tamanduá Sam” + A Ira De Aquiles + 5 X Comédia

Encontro 4 – ATÉ SEMPRE E OUTRA VEZ

– O Palestrante observa o passado recente, o teatro carioca–brasileiro da Era Lula até a pandemia. Desenha um breve panorama da nossa produção teatral entre 2003\20 - os musicais, a comédia em pé, os novos grupos, a nova geração de dramaturgos.
Destaque – O evento “Três Noites A Caminho Do Mar - Tributo Ao Teatro Ipanema”, e sua conexão c/ O Tablado 70 anos! O Palestrante se despede, anseia pela vacinação em massa, aponta pro teatro das próximas temporadas e afirma que não se deve ser bobo na vida!

 

Sobre o Palestrante

Hamilton Vaz Prereira

HAMILTON VAZ PEREIRA é Dramaturgo, Encenador, Compositor, Intérprete e Produtor atuante no teatro brasileiro das últimas cinco décadas.

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

OFICINA PRÁTICA DE TEATRO ONLINE
com Renata Tobelem

 Renata Tobelem

 

Quando?
5 de março a 30 de abril --> sextas-feiras, às 19h
9 encontros/ 18 horas de aula
- com entrega de certificado

Sobre o Curso

Para atores e não-atores, com idade a partir de 18 anos.

Dar aulas de forma remota pelo teatro O Tablado, em 2020, abriu um  canal de novas possibilidades, tornando a experiência online ainda mais profunda e pessoal para cada aluno. Entendemos na prática que a distância aproxima e não existem fronteiras para estar em contato com a boa arte.
A proposta da oficina online, é trabalhar interpretação cênica e a construção de personagens a partir de improvisações e textos escritos pela turma.
No final da oficina, prepararemos um vídeo de fechamento explorando os textos e personagens construídos no curso.


Sobre a Professora

RENATA TOBELEM
 é atriz, diretora e professora e atua entre Teatro e Tv, há 25 anos.

INSCREVA-SE AQUI!

Quer receber notícias do Teatro Tablado?
Informações sobre cursos, estreias e outros?
Coloque seu email no campo ao lado.

TEATRO TABLADO
Av. Lineu de Paula Machado, 795
CEP 22460-000 - Lagoa
Rio de Janeiro - RJ Brasil

www.otablado.com.br
55 21 97500-7281 (WhatsApp)
55 21 2294-7847
secretaria@otablado.com.br