Neste curso preparamos um treinamento especialmente feito para você, com o intuito de criar condições e apresentar caminhos para o auto-desenvolvimento. Este curso não tem restrições, ele foi concebido com muito carinho para todas as pessoas, artistas da cena, ou não, que desejem aprofundar em práticas de integridade, autoconhecimento e expressão artística. Chamarei de artista aqui, todos que estiverem dispostos a iniciar a jornada em direção à sua poética particular e essencial, independente do ofício que executem. Para que tudo corra bem é necessário que você me dê a sua mão neste processo para empreendermos a jornada. Nosso objetivo aqui é ampliar as fronteiras pessoais e criativas, de maneira generosa.
Você verá que teremos muitos exercícios físicos, exigindo tônus muscular e disponibilidade das articulações, trabalhos respiratórios, transferência de peso, movimentos livres, mobilização do centro do corpo, das extremidades, membros superiores e inferiores, da bacia, músculos da face, pés, trabalho com leitura de textos, expressão corporal, voz e escrita. Eu peço apenas que tenhamos uma chave de segurança: a atenção redobrada no que diz respeito ao movimento e à natureza da dor, caso ela apareça. Em caso de dor num trabalho de Fruição e movimento livre, aconselhamos parar no limite do conforto, pouco antes da dor que pode causar lesão, respirar na amplitude do movimento e nas repetições. Mantenha sempre a mente atenta aos seus processos, a mente é o Cocheiro de nossa Carruagem, mantenha as rédeas em suas mãos, direcionando os Cavalos dos desejos e das sensações. Aqui nossa estrada será o entusiasmo, o que também não quer dizer que não deva doer, a busca por integridade dói, mas desejamos orientar as sensações com a mente possibilitando o processo de individuação. Sem as margens, o rio nunca chegaria no mar.
Viajantes, aqui começamos o Treinamento Teatro Como Carruagem módulo1, com muita alegria. Contem com a gente nesta jornada, sejam protagonistas de sua própria história, aceitem a missão e deem partida no carro. Teatro Como Carruagem é sobre encontrar o seu Teatro e incorporá-lo à poética da sua vida, gerar e gerir o seu próprio treinamento, não apenas por competência, mas por integridade e amor.
Um espaço de trabalho acolhedor: Neste curso prezamos pelo trabalho coletivo e todas as suas exigências. Vivemos numa sociedade competitiva, racista e preconceituosa. Sabemos que a estrutura do que o mundo chama de Normal é doente e cruel, então entendemos que fugir da norma é salutar, que subverter a ordem é descolonizar nossas mentes e corpos. Desta forma, buscamos na sala de trabalho a COOPERAÇÃO e não a COMPETIÇÃO. A superação durante o trabalho será uma busca incessante, mas o primordial é a superação de si mesme e não de outrem.
Verbos e Adjetivos: Chamaremos de viajantes as pessoas que participarem do nosso curso, reconhecendo todes e cada uma das pessoas em treinamento como ARTISTAS DA CENA. Partindo deste ponto em comum, vamos fortalecer a ideia de VERBO e AÇÃO DRAMÁTICA em oposição à ideia de ADJETIVO. Analisar é importante na vida, até para comer uma comida e ter certeza de que ela não está estragada, mas julgar e sentenciar uma pessoa ou até mesmo a personagem de uma peça vai contra nossos objetivos aqui.
Movimento: Venham preparades para mover o corpo, com roupas confortáveis apropriadas para exercícios que exigem mobilidade e garrafinhas de água - Beber bastante água é fundamental. O curso tem como base o Teatro Físico. A vida é movimento e precisamos ajustar a nossa dança pessoal à dança da vida.
Musicalidade: Traga um instrumento musical, seja você um músico profissional ou não. No caso de você não ter fluência em nenhum instrumento, busque um que te encante e que você sempre quis tocar. Também trabalharemos o canto com entusiasmo, sem julgamentos.
Teatralidade: O Teatro será a estrada por onde vamos percorrer, mas é importante que se diga que existem muitos teatros possíveis, todo o método deste curso foi concebido para que você possa encontrar o seu Teatro e o seu próprio treinamento, composto a partir das ferramentas que vamos te dar aqui.
Bem vindes ao Teatro Como Carruagem!
Período:
Terças e quintas- De 10h às 13h
Dias: 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 de Janeiro e 01 de Fevereiro
Turma de no máximo 25 alunos, a partir dos 15 anos
Carga horaria: 24 horas
Valor: R$500,00
Inscrições:
Preencha o formulário clicando aqui
Mais informações através do e-mail:
teatrocomocarruagem@gmail.com
Fábio Enriquez
é ator, diretor Teatral e desenvolve também oficinas de artes cênicas para atores profissionais e não-atores. Foi sócio da Barca dos Corações Partidos - Cia brasileira de movimento e som, além de ter sido um dos seus fundadores, em 2012. Em 2018 recebeu o prêmio da Associação de Produtores de Teatro do Rio – APTR, como melhor ator coadjuvante por seu trabalho em Suassuna – O Auto do Reino do Sol. É um artista brasileiro, radicado na cidade do rio de janeiro, que soma um rico currículo de espetáculos teatrais, tais como Macunaíma – Uma Rapsódia Musical (2019 - Dirigido por Bia Lessa), trabalho que lhe rendeu a indicação como melhor ator coadjuvante também no prêmio APTR; Suassuna – O Auto do Reino do Sol (2017 - Dirigido por Luiz Carlos Vasconcelos); Auê (2016 - Dirigido por Duda Maia), Ópera do Malandro (2014 - Dirigido por João Falcão); Gonzagão – A Lenda (2012 - Dirigido por João Falcão) e Clandestinos (2008 - Dirigido por João Falcão). Na TV Globo, Fábio protagonizou a Série Clandestinos - O sonho começou e fez parte do elenco da série Louco Por Elas. No Cinema, seu mais recente trabalho foi em Rasga Coração (longa metragem de Jorge Furtado). Fábio cursou licenciatura em Teatro pela UNIRIO e foi professor responsável pelo núcleo de Teatro do projeto Bem – Me – Quer – Paquetá. Trabalhou como redator e coordenador de pauta na plataforma #CulturaEmCasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Desenvolveu todo o método de treinamento do Curso Teatro Como Carruagem, nas versões online e presencial, e também foi professor de teatro no projeto do Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém. De volta aos palcos, no seu mais recente trabalho em Teatro, Fábio protagoniza o espetáculo musical Noel Rosa - Coisa Nossa. Como diretor, seu mais recente trabalho foi na peça / contação de história da escritora e atriz Conceição Campos, trabalho intitulado Matinta-Perera, mingau de crueira, concebido a partir da coleção de contos e assombrações amazônicas À Luz do Candeeiro, escrito pela própria atriz.
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