Aperte o Play! 00:00/00:00

VER MÚSICAS VER MÚSICAS

CONTATO

O TABLADO

Av. Lineu de Paula Machado, 795, Lagoa, CEP 22470-040, Rio de Janeiro, RJ

+5521 2294-7847

+5521 2259-7857

secretariatablado@globo.com

 

Horário de atendimento:

segunda à sexta: 14:30 - 19:30 e às terças também pela manhã: 9:00h às 10:30h

O Tablado

André Mattos

André Mattos é ator, diretor, produtor e professor de teatro n’O Tablado e Diretor da Fazenda da Arte Produções Artísticas Ltda. Sua história com O Tablado vem de longa data. Seu pai, o ator Emílio de Mattos, foi o primeiro pirata Perna de Pau de Pluft, o fantasminha, na montagem de 1955. Dedé interpretou este mesmo papel em 2003 com grande sucesso. Participou de diversas outras montagens teatrais no Tablado entre elas: O Boi e o Burro no caminho de Belém e A menina e o vento, 2012.

 

Foi aluno de Ruy Guerra no Curso Superior de Cinema da Universidade Gama Filho. Atua profissionalmente em teatro, televisão e cinema desde 1984. Como ator, participou de 53 espetáculos teatrais; de 28, como diretor teatral; de 30, como diretor de produção. Foi assistente de direção de Domingos Oliveira, Chico Anysio, Cacá Mourthé, Ricardo Kosovski e Maria Clara Machado.

 

Ator contratado da Rede Record, depois de uma passagem de 12 anos pela Rede Globo. Atuou com diretores de grande renome, tais como: Daniel Filho, Walter Avancini, Domingos Oliveira, Wolf Maia, Roberto Talma, Marcos Paulo, José Alvarenga e Maurício Farias. Conhecido também como o Meu Querido, da Escolinha do Professor Raimundo, personagem que lhe valeu o Prêmio Qualidade Brasil de 2001 na Categoria Revelação de Humor em Televisão. Interpretou a personagem Madruga, de Senhora do Destino; Augustin Talavera, em Kubanacan; D. João VI, de O Quinto dos Infernos, de Carlos Lombardi; Osório, de Balacobaco, na Rede Record; Padilha Dia Lindo, de Prova de Amo;William, de Alta Estação; Pachola, de Caminhos do Coração e Mutantes; Ataulfo, de Bela a Feia. Ainda na Record, roteirizou e protagonizou o especial Balada Baladão.

 

Cumpriu estágio de direção com o diretor Guel Arraes no filme Lisbela e o Prisioneiro, onde trabalhou também como ator, o que lhe valeu o Prêmio Qualidade Brasil de 2003 na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Recebeu o Troféu Super Cap de Ouro – O Oscar Brasileiro, outorgado àqueles que mais se destacaram em diversos setores e atividades. Em 2011, recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Ator Coadjuvante por Tropa de Elite 2, de José Padilha. Recebeu os prêmios de Melhor Ator do Festival de Cinema de Natal e o prêmio de Ator Revelação no Fescine 100 – Festival de Cinema 100 Anos, quando foi dirigido por Murilo Salles no longa-metragem Como Nascem os Anjos. Indicado a Melhor Ator do Ano de 2012 pela A Menina e o Vento, clássico de Maria Clara Machado.

 

Atuou nos filmes Giovanni Improtta, de José Wilker; Vendo ou Alugo, de Betse de Paula; Dia dos Namorados, de Roberto Santucci; Tropa de Elite 2, de José Padilha; e Muita Calma nessa Hora, de Bruno Mazzeo. Dirigiu e produziu o curta super 8mm O Padre Vieira e o curta 16mm Estado de Alerta. Participou de várias produções audiovisuais com Cacá Diegues, Guel Arraes, Oswaldo Caldeira, Domingos Oliveira, Miguel Farias, Paulo Aragão e Murilo Salles, entre outros. Co-protagonizou, ao lado de Luis Mello, o filme O Esôfago da Mesopotâmia, de Isaack Chueke e Cristiana Grumbach.

 

Na área de Produção, foi responsável pela Direção de Produção de eventos para a Fundação Roberto Marinho, Coca-Cola Indústrias Ltda. e para Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Foi produtor da comédia de maior sucesso da temporada teatral carioca de 2001 a 2005, o espetáculo Cócegas, estrelado por Heloisa Perissé e Ingrid Guimarães.

 

Cursou oficina de direção ministrada por Domingos Oliveira; Curso de Cinema da antiga Embrafilme; e ARTTS INTERNATIONAL – Advanced Residential Theatre and Television Skilcentre, North Yorkshire, Inglaterra, nas áreas de Televisão, Cinema,Teatro e Vídeo.

 

Protagonizou a campanha publicitária da Rio Listas Amarelas numa co-produção da JVA e Walt Disney Productions, toda gravada na Flórida, Estados Unidos.